LIVRO CONTA HISTÓRIA DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL


Em 2011, a maior igreja pentecostal do Brasil, Assembleia de Deus, irá completar 100 anos de militância no País.

Vinda de um universo batista, a igreja foi fundada pelos suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, em Belém do Pará.

Em 18 de junho de 1911, fundaram a Missão de Fé Apostólica que mais tarde, em 1918, ficou conhecida como Assembléia de Deus.

Sinopse:

A Assembléia de Deus, atualmente a maior igreja evangélica do Brasil, nasceu em 1911, em Belém do Pará. Fundada por dois suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, faz parte, do que se convencionou denominar “pentecostalismo clássico”, juntamente com a Congregação Cristã do Brasil.

Tendo sido fundada e organizada no Brasil décadas depois do início das atividades das igrejas do protestantismo tradicional, como a Assembléia de Deus foi organizada e orquestrada a ponto de expandir-se tão intensamente em curto período?

Esta obra, Assembléia de Deus: origem, implantação e militância (1911-1946), de Gedeon Alencar, está apoiada em três pontos básicos: 1. A origem: a Assembléia de Deus foi fundada por suecos que se mantiveram na liderança durante as primeiras décadas.

No entanto, esses suecos, mesmo tendo vindo dos EUA, têm uma relação conflituosa com a Assembléia de Deus americana; 2. Implantação: mesmo sem um organismo de fomento exterior ou qualquer planejamento estratégico, em 20 anos alcançou todo o país.

Como isto foi possível? E, na medida em que cresceu, começaram os problemas de liderança desembocando no esfacelamento da mesma em Ministérios; e 3. Militância: quem são e como se comportam os adeptos desta igreja que nasce no nordeste mas é uniforme em todo o país?

Esses são os caminhos percorridos pelo autor para responder aos questionamentos feitos acima e a muitos outros que a historiografia atual não respondeu satisfatoriamente. Agora, no centenário da fundação da Assembléia de Deus, a Arte Editorial antecipa-se na publicação desta obra já reconhecida e aprovada pelos estudiosos do pentecostalismo brasileiro. Boa leitura a todos!

About these ads

Sobre Magno Dias
Magno Dias é protestante, nasceu em Irecê-BA. Mudou-se pela segunda vez para São Paulo quando tinha 8 anos. Sempre estudou em escolas públicas. Em 2006, começou o curso de comunicação social formando-se em jornalismo no ano de 2010. É blogueiro e adepto das Redes Sociais. É autor do livro “Assembleia de Deus – Crescimento em Foco“. Atualmente, trabalha na Saraiva.

13 Responses to LIVRO CONTA HISTÓRIA DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

  1. karol disse:

    amei essa leitura amo a igreja e faço pate dela q DEUS continue vos abençoando…………er o pastor ailto e sua esposa

  2. janaina disse:

    nao sou da igreja mas adimiro muita nem so pq nao fasso parte dela vou falar mal .
    estou certa?

  3. leila disse:

    como conseguir este livro?

  4. leila disse:

    como conseguir este livro

  5. Qual é diferenciA entre a asseMbleiA de deus pentecostAl e asseMbleiA de deus. No caso no mundo eM geral

    • Magno Dias disse:

      Olá Octávio, Tudo bem?

      Primeiro, a Assembleia de Deus tradicional é o que todo o mundo já sabe. A doutrina é a mesma em todo o lugar. O que muda é como a igreja foi constituída naquela região. Qualquer pessoas pode fundar uma Assembleia, isso acontece, principalmente, com os dissidentes.

      O reavivamento foi um movimento que aconteceu nos EUA, na rua Azuza. O intuito era dar mais vida às igrejas já que elas não tinham o “fervor”, alegria e tudo mais. Isso é denominado pentecoste. (Assembleia de Deus tradicional, Congregação e outras)

      Já o neopentecostal é o novo pentecostal, ou seja: Os caras achavam que novamente a igreja havia perdido o fervor e o implantaram. O neopentecostal frisa muito a prosperidade e sucesso profissional. Eles não pregam a mensagem da cruz, que Cristo veio para nos salvar e que precisamos nos arrepender dos nossos pecados. Igrejas como: Mundial, Universal do Reino de Deus, Assembleia de Deus, Renascer, Brasil para Cristo, Deus é Amor e todas as igrejas renovadas são adeptas deste movimento.

      se você quiser saber mais um pouco, baixe o livro da Assembleia aqui no blog e aprofunde na história da igreja.

      Abraço!

      Magno Dias

  6. larissa disse:

    qual o livro dessa igreja?e qual o fisolofia que ela prega?

    • Magno Dias disse:

      Olá Larissa! A filosofia é a mesma que encontramos nas igrejas assembleias. A doutrina é muito complexa, se você quiser, pode baixar o livro que conta a história da igreja aqui mesmo no blog.

  7. Ronaldo Viana disse:

    amigão manda o livro para caps2mnova@hotmail.com preciso dele para fazer um artigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.163 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: